Dr. Claudio Atsushi Yokoyama
CRM SP 50.168

Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Na área de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular, Passou a utilizar estas técinicas no tratamento de seus pacientes em 1989, época em que poucos cirurgiões vasculares utilizavam estes métodos de tratamento, sendo considerado um dos pioneiros nas técnicas endovasculares no Brasil, hoje é um dos cirurgiões mais experientes no uso das técnicas endovasculares no Brasil, participando por várias vezes nas Bancas examinadoras de Título de Especialista para esta área.

Atua hoje como Chefe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Viamed Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista, empresa terceirizada que atua dentro do Hospital do Don Antônio de Alvarenga em São Paulo - SP, Hospital São Rafael em São Paulo – SP com inicio de atividades em 2003, atuando até a presente data.

Chefia a equipe da Clinica Yokoyama sendo equipe independente de Radiologia Intervencionista e cirurgia endovascular.

Atuou como chefe da equipe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Angiocorpore - Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos - (Santos - SP). Iniciando em setembro de 1999 a 2013.

Atuou como chefe da equipe de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular do Hospital Guilherme Álvaro na cidade de Santos em São Paulo, que é o Hospital de ensino da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada - UNILUS de 2003 a 2009.

Atuou como Chefe do Serviço de Radiologia Intervencionista da Angiodinâmica S/A, empresa terceirizada em hemodinâmica que atua dentro do Hospital Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo no período de abril de 1992 até 2003.

Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital e Maternidade São Luiz de São Paulo unidade Itaim, estando envolvido no desenvolvimento do inicial do serviço de radiologia vascular, esteve no serviço no período do ano de 1996 a 2003.

Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista da ABC Imagem Ltda, empresa terceirizada instalada nas dependências do Hospital Anchieta de São Bernardo do Campo. Atuando de janeiro de 1998 a janeiro de 2003.

Atuou como chefe da Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital Bandeirantes de São Paulo, no período de 1997 a 2003.

Atuou na Equipe de Radiologia Intervencionista do Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo entre os anos de 1990 a 1994.

Cirurgia Vascular

Atuou como Chefe da equipe de cobertura de urgência do Hospital 9 de Julho em São Paulo - SP, na área de cirurgia vascular.

Atuou como chefe da equipe de cirurgia vascular do Hospital Don Antonio de Alvarenga - São Paulo - SP. de 2009 a 2014.

Atuou como chefe da equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital do Sepaco, de 2003 até 2008.

Chefiou a equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de 1990 a 2007.

Chefiou a equipe responsável pelo atendimento de urgência e ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital Nossa Senhora da Penha, de janeiro de 2000 até setembro de 2002.

Atuou como cirurgião vascular na Disciplina de Cirurgia Vascular do Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina), de 1988 a 1994.

Atuou na equipe responsável pelo atendimento de urgência e de ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital Iguatemi, de 1989 até maio de 1992.

Atuou como chefe da equipe responsável pelo atendimento de urgência e de ambulatório de Cirurgia Vascular da Clínica Oswaldo Cruz, de 1989 até setembro de 1992.

Cirurgia Geral

Atuou como chefe de plantão de cirurgia do pronto socorro do Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina), de dezembro de 1989 a maio de 1992.

Atuou como preceptor-plantonista de cirurgia do pronto socorro da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (OSEC: - Organização Santamarense de Educação e Cultura) de outubro de 1990 a agosto de 1991.

Atuou como cirurgião plantonista do pronto socorro do Hospital e Maternidade Casa Verde, de novembro de 1986 a novembro de 1987.

Atuou como cirurgião plantonista do pronto socorro do Hospital Castelo Branco ERSA 11 (Órgão Público Estadual), no período de janeiro a novembro de 1989.

Curso Superior

Realizou o Curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), conhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de medicina do Brasil. Ingressou na faculdade em 1979 através de concurso vestibular. Completou os seis anos do curso médico, recebendo a colação de grau em 21 de novembro de 1984, com o título de Médico.

Pós Graduação

Do inicio de 1985 até o inicio de 1986 realizou o curso de Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Municipal, residência credenciada pelo MEC. Tendo ingressado após realização de concurso de residência, onde foi aprovado em primeiro lugar. Neste ano de Residência recebeu formação nas disciplinas envolvidas na formação de Clínica Médica Geral.

Após receber formação de Clínica Médica Geral, realizou novo concurso, desta vez para o curso de Residência em Cirurgia Geral, tendo sido aprovado novamente na Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Iniciou o curso de residência em Cirurgia Geral em 27 de janeiro de 1986, completando os dois anos do curso de Residência em Cirurgia Geral em 31 de janeiro de 1988.

Terminada a Residência de Cirurgia Geral, iniciou imediatamente o curso de Residência em Cirurgia Vascular, também na Escola Paulista de Medicina. Curso de dois anos com inicio em 01 de fevereiro de 1988 e termino em 31 de janeiro de 1990.

No período de Residência em Cirurgia Vascular recebeu formação em Radiologia Intervencionista e Radiologia Vascular.

Ingressou para o curso para Mestrado em Cirurgia Vascular, na Escola Paulista de Medicina, freqüentando o curso com todos os seus estágios e créditos por um período de três anos.

Atuou como pesquisador no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), auxiliando no desenvolmento de pesquisa em Embolização de Miomas em 2009.

Título de especialista em Diagnóstico por Imagem – Área de atuação em Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista, Reconhecida pela SoBRICE (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular), pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia), pela AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM (Consellho Federal de Medicina).

Título de especialista em Cirurgia Vascular, Recolhecida pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), AMB (Associação Médica Brasileira), MEC (Ministério de Educação e Cultura) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Título de especialista em Cirurgia Geral, Reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Atividades com Graduandos e Pós-Graduandos

Em diferentes instituições trabalha orientando e transmitindo ensinamentos de medicina, tanto para alunos de graduação, como para médicos residentes até mesmo para médicos assistentes e docentes:

Atuou como membro da banca examinadora para título de especialista em cirurgia endovascular da socidade brasileira de angiologia e cirurgia vascular.

Foi professor de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Centro Universitário Lusíada - UNILUS em Santos - SP), com atividades com alunos do 4º e 6° ano da graduação e com residentes da clinica cirúrgica III cirurgia vascular. No período de setembro de 1999 até julho de 2003. Manteve vínculo com a instituição como professor licenciado. Ministrou naquela época treinamento especializado em Radiologia Intervencionista, para médicos assistentes, docentes e médicos residentes, auxiliando na implementação do terceiro ano de Residência em Cirurgia vascular com ênfase em cirurgia Endovascular, foi também responsável pela implantação do serviço de radiologia intervencionista. Retornou as atividades de docência na instituição em março de 2007, com atividades com alunos da graduação e médicos especialistas em cirurgia vascular sendo responsável pela radiologia intervencionista e cirurgia endovascular, retirou-se em 2009.

Na Faculdade de Medicina do ABC, na disciplina de cirurgia vascular, atuou com atividades de orientação, ensino e treinamento dos médicos residentes e de médicos assistentes da disciplina na área de Radiologia Vascular e Radiologia Intervencionista, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do serviço de radiologia intervencionista na faculdade. Atuou de janeiro de 1998 até o ano de 2001.

Na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), disciplina de Cirurgia Vascular Periférica, setor de radiologia vascular, teve atividades de orientação, ensino e treinamento de médicos residentes e pós-graduandos na área de radiologia intervencionista e radiologia vascular diagnóstica e terapêutica. Atuou nos anos de 1993 e 1994.

Na Escola Paulista de Medicina, disciplina de cirurgia vascular, teve atividades didáticas com apresentação de aulas teórico - práticas de propedêutica venosa e arterial, para turmas do 4º ano do curso médico de graduação nos anos de 1990 e 1991.

Na Escola Paulista de Medicina, disciplina de cirurgia vascular, teve atividades didáticas com discussão de casos da enfermaria e do ambulatório de cirurgia vascular com alunos do 6º ano do curso médico de graduação nos anos de 1990, 1991 e 1992.

Na Escola Paulista de Medicina, Pronto Socorro de Cirurgia do Hospital São Paulo, atuou como chefe de plantão com atividades didáticas com orientação, ensino e treinamento de cirurgia geral, de alunos do 6º ano do curso médico de graduação e de médicos residentes de cirurgia, nos anos de 1990, 1991 e 1992.

Na Escola Paulista de Medicina, teve atividades didáticas com discussão de casos no ambulatório de cirurgia vascular periférica com residentes de cirurgia geral e de cirurgia vascular nos anos de 1990, 1991, 1992, 1993 e 1994.

Na Faculdade de Medicina de Santo Amaro, teve atividades didáticas como preceptor dos alunos do 5º e 6º ano do curso médico da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, no pronto socorro de cirurgia do Hospital Escola da Faculdade de Medicina da OSEC (1990 e 1991).

Membro Titular da SoBRICE - Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.

Membro Efetivo do CBR - Sociedade Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Membro Efetivo da SBACV - Sociedade Brasileira da Angiologia e Cirurgia Vascular.

Foi Diretor de Informática da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (2002 - 2004).

Foi Diretor de Informática da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (1998 - 1999) (2000 - 2001) (2002-2003).

Chefe da Clinica Yokoyama, grupo de cirurgia vascular e radiologia intervencionista que atua em vários hospitais em São Paulo, como Hospital Dom Antonio de Alvarenga, Hospital 9 de Julho, Hospital Santa Catarina.

Diretor médico da Viamed Hemodinamica e Radiologia Intervencionista. Terceriza e administra serviço de Hemodinâmica em hospitais em São Paulo. Hoje presente no Hospital São Rafael e Hospital Dom Antonio de Alvarenga em São Paulo.

Atuou como chefe do setor de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular da Angiocorpore em Santos - São Paulo, empresa terceirizada na área do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, de 1999 a 2013.

Atuou como chefe do setor de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular do Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos SP entre 2003 e 2009.

Atuou como chefe da equipe de cirurgia vascular do Hospital do SEPACO de São Paulo, de outubro de 2003 até agosto de 2008.

Atuou como Diretor do setor de hemodinâmica e radiologia intervencionista do Hospital do SEPACO, atuando também como Chefe da equipe de Radiologia Vascular e Radiologia Intervencionista, de julho 2003 até agosto de 2008.

Atuou como chefe do serviço de radiologia vascular do Hospital e Maternidade São Luiz de São Paulo unidade Itaim, de janeiro 1996 até o ano de 2000.

Atuou como chefe do setor de radiologia vascular periférica do Hospital Bandeirantes de São Paulo, de julho de 1997 até o ano de 2000.

Foi Diretor técnico e chefe do setor de radiologia vascular periférica da ANGIODINÂMICA S/A (Empresa coligada ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes), de abril de 1992 até maio de 2001.

Foi Diretor técnico do serviço de radiologia vascular da ABC IMAGEM Ltda. (Hospital Anchieta de São Bernardo do Campo), de janeiro de 1996, até julho de 2001.

Em inúmeros congressos e cursos foi convidado para apresentar de palestras sobre diferentes temas. Principalmente temas relacionados com cirurgia vascular e radiologia intervencionista. Aqui temos alguns exemplos:

Ministrou palestra no X CONGRESSO BRASILEIRO DE ATEROSCLEROSE, realizado Santos - SP, com o tema "TRATAMENTO ENDOVASCULAR DA ATEROSCLEROSE EXTRACORONÁRIA. QUANDO INDICAR?".

Ministrou palestra no V ENCONTRO ANUAL DA SOBRICE (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular), realizado no Sheraton Mofarrej Hotel em São Paulo - SP, sobre o tema "ANGIOPLASTIA INFRA-POPLÍTEA. QUANDO ESTÁ INDICADA?".

Ministrou palestra no 1° CURSO DE TREINAMENTO EM ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR, realizado no Centro de Universitário LUSÍADAS, em Santos – SP, sobre o tema "MATERIAIS, TÉCNICAS DE PUNçãO E CATETERISMO SELETIVO PARA ARTERIOGRAFIA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA ENDOVASCULAR".

Ministrou palestra no IV CONGRESSO DA SOBRACIL (SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEO-CIRURGIA), realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo – SP, sobre o tema "LESÕES VASCULARES (TIPOS E SOLUÇÕES)".

Ministrou palestra no II ENCONTRO ESTADUAL DA SOBENGE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA E ENDOMETRIOSE) E NO I CONGRESSO DA REGIÃO SUDESTE DA SOBENGE, realizado em Vitória – ES, sobre o tema "EMBOLIZAçãO: TÉCNICAS E COMPLICAÇÕES".

Ministrou palestra no CURSO PREPARATÓRIO DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR para Título de Especialista 2002/2003 – Módulo III – Insuficiência Arterial Crônica e Terapêutica Endovascular, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SP e pelo Departamento de Cirurgia Vascular e Angiologia da Associação Paulista de Medicina, realizado na Associação Paulista de Medicina em São Paulo – SP, sobre o tema "TRATAMENTO ENDOVASCULAR INFRA-INGUINAL".

Ministrou palestra no II ENCONTRO NACIONAL DE CIRURGIA SOBRE O PÉ DIABÉTICO, realizado no Centro de Estudo de Doenças Vasculares do Pé Diabético em São Paulo – SP, sobre o tema "TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO PACIENTE DIABÉTICO".

Ministrou palestra no I FESTIVAL DE MEDICINA DO HOSPITAL HELIÓPOLIS, realizado no Hospital Heliópolis em São Paulo – SP, sobre o tema "TERAPIA MINIMAMENTE INVASIVA EM CIRURGIA VASCULAR – ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL".

Ministrou palestra na 8ª JORNADA DE CIRURGIA VÍDEO-LAPAROSCÓPICA E 3ª JORNADA DE ENFERMAGEM EM VIDEOCIRURGIA ENDOSCÓPICA, realizado no Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo – SP, sobre o tema "EMBOLIZAçãO DE MIOMAS".

Ministrou palestra no I ENCONTRO NACIONAL DE CIRURGIA SOBRE O PÉ DIABÉTICO, realizado no Centro de Estudo de Doenças Vasculares do Pé Diabético em São Paulo – SP, sobre o tema "TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO PACIENTE DIABÉTICO".

Ministrou palestra no CONGRESSO CONSENSO BRASILEIRO EM VÍDEO-ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo – SP. No Curso Teórico Prático de Cirurgia Minimamente Invasiva, sobre o tema "EMBOLIZAçãO DE MIOMAS".

Ministrou palestra no CURSO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA URGÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL SÃO LUIZ, realizado no Complexo Hospitalar São Luiz em São Paulo - SP, sobre o tema: - "RADIOLOGIA VASCULAR INTERVENCIONISTA NAS URGÊNCIAS MÉDICAS".

Ministrou palestra na reunião da Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da FACULDADE DE MEDICINA DO ABC realizada nas dependências da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André – SP, sobre o tema: - "ANGIOPLASTIA PERCUTÂNEA TRANSLUMINAL".

Ministrou palestra no III SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DE CAMPINAS, realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em Campinas - SP, sobre o tema "O APARELHO PORTÁTIL PROVÊ IMAGEM PARA REALIZAçãO DE PROCEDIMENTOS ENDOVASCULARES?".

Ministrou palestra no II SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DE CAMPINAS, realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em Campinas - SP, sobre o tema "FILTRO DE VEIA CAVA INDICAÇÕES E RESULTADOS".

Ministrou palestra na FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO, realizada em São Paulo – SP, sobre o tema: - "RADIOLOGIA VASCULAR: DIAGNOSTICA E TERAPÊUTICA".

Ministrou palestra no I SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DE CAMPINAS, realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em Campinas – SP, sobre o tema: - "PRÓTESES ENDOVASCULARES INDICAÇÕES E RESULTADOS".

Ministrou palestra no I SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DE CAMPINAS, realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas em Campinas – SP, sobre o tema: - "ANGIOPLASTIA PERCUTÂNEA TRANSLUMINAL AORTO ILÍACA: INDICAçãO E RESULTADOS".

Ministrou palestra no CENTRO DE ESTUDOS DO HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES, realizada no Hospital Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo – SP, sobre o tema: - "TROMBOSE VENOSA PROFUNDA AGUDA".

Ministrou palestra no I CURSO DE URGÊNCIA EM CIRURGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SANTO AMARO, realizado na Faculdade de Medicina de Santo Amaro na cidade de São Paulo – SP, sobre o tema: - "OCLUSÃO ARTERIAL AGUDA".

Ministrou palestra no I CURSO DE URGÊNCIA EM CIRURGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SANTO AMARO, realizado na Faculdade de Medicina de Santo Amaro na cidade de São Paulo – SP, sobre o tema: - "FERIMENTO DE CAVA E AORTA ABDOMINAL".

Ministrou palestra no I CURSO DE URGÊNCIA EM CIRURGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SANTO AMARO, realizado na Faculdade de Medicina de Santo Amaro na cidade de São Paulo – SP, sobre o tema: - "TRAUMATISMO VASCULAR".

Ministrou palestra no I CURSO DE URGÊNCIA EM CIRURGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SANTO AMARO, realizado na Faculdade de Medicina de Santo Amaro na cidade de São Paulo – SP, sobre o tema: - "TROMBOSE VENOSA PROFUNDA AGUDA".

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema: - Síndrome de Revascularização.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema: - Moléstia de Takayasu, Tratamento.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Amputações.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Enxertos Extra-anatômicos.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Classificação das Arterites.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Classificação das Angiodisplasias.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Morfologia e Fisiologia dos Vasos Linfáticos.

Ministrou simpósio no Curso de pós-graduação de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina sobre o tema:- Tratamento Clínico da Trombose Venosa Aguda.

Participação em Mesas de Congressos.

Nos congressos médicos foi inúmeras vezes convidado à participar de mesas, atuando como moderador, coordenador ou debatedor. Aqui alguns destes:

Participação no VII PANAMERICAN CONGRESS ON VASCULAR AND ENDOVASCULAR SURGERY, realizado no Glória Hotel no Rio de Janeiro - RJ, como "PANELIST OF SESSION XVI – ENDOVASCULAR THERAPY SYMPOSIUM II".

Participação no XIX ENCONTRO PAULISTA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR realizado em São Paulo, como "COORDENADOR DO MÓDULO: DIAGNÓSTICO VASCULAR".

Participação do III SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DA SOCIEDADE DE CIRURGIA VASCULAR DA REGIONAL SÃO PAULO, realizado no Maksoud Plaza Hotel em São Paulo SP, como "DEBATEDOR DE TEMAS LIVRES".

Participação do II SIMPÓSIO DE CIRURGIA ENDOVASCULAR DA SOCIEDADE DE CIRURGIA VASCULAR DA REGIONAL SÃO PAULO, realizado no Maksoud Plaza Hotel em São Paulo SP, como "DEBATEDOR DO MÓDULO IV: TRATAMENTO ENDOVASCULAR DAS LESÕES AORTO-ILÍACAS E FEMURO-POPLÍTEA".

Trabalhos Apresentados em Congressos

Apresentou alguns trabalhos em congressos médicos. Aqui alguns deles:

Autor do trabalho "ESTUDO COMPARATIVO PROSPECTIVO NÃO RANDOMIZADO ENTRE ENDOPRÓTESE DO PTFE E DERIVAçãO FÊMORO POPLÍTEA ACIMA DO JOELHO", apresentado no XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR, no Bahia Othon Hotel em Salvador – BA.

Autor do trabalho "ENDOPRÓTESE FEMORAL NO TRATAMENTO DA ISQUEMIA CRÍTICA", apresentado no XX ENCONTRO PAULISTA DE CIRURGIA VASCULAR, em São Paulo – SP.

Autor do trabalho: "ANGIOPLASTIA TRANSLUMINAL PERCUTÂNEA E STENT PRIMÁRIO DE ARTÉRIA ILÍACA COMUM DIREITA" apresentado em forma de pôster cirúrgico no XXIII CONGRESSO MÉDICO UNIVERSITÁRIO DO ABC, realizado em São Bernardo do Campo - SP. Classificada em 2o lugar na sua categoria.

Co-autor do trabalho "INTRAOPERATIVE USE OF LOW-DOSE STREPTOKINASE IN THE TREATMENT OF ACUTE ARTERIAL OBSTRUCTION OF THE PALMAR AND PLANTAR ARCHES", Apresentado no "XXTH WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR CARDIOVASCULAR SURGERY", realizado em Amsterdam (Holanda).

Co-autor do trabalho "USO INTRA-OPERATÓRIO DA ESTREPTOQUINASE EM BAIXAS DOSES NO TRATAMENTO DA OBSTRUÇÃO ARTERIAL AGUDA DOS ARCOS PALMAR E PLANTAR". Apresentado como Tema Livre no 28º Congresso da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Autor do trabalho: FLEGMASIA CERULEA DOLENS DE MEMBRO SUPERIOR: RELATO DE UM CASO, apresentado na reunião científica mensal da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Participação Em Congressos Congressista

Para manter-se atualizado participa constantemente dos congressos médicos científicos da especialidade.

Participação do XXXV Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizado no Bahia Othon Palace Hotel em Salvador – BA.

Participação do X CONGRESSO BRASILEIRO DE ATEROSCLEROSE, realizado em Santos - SP.

Participação do V ENCONTRO ANUAL DA SOBRICE (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular), realizado no Sheraton Mofarrej Hotel em São Paulo - SP.

Participação no VII PANAMERICAN CONGRESS ON VASCULAR AND ENDOVASCULAR SURGERY, realizado no Glória Hotel no Rio de Janeiro - RJ

Participação no XX Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo – SP.

Participação do II Encontro Nacional de Cirurgia Vascular Sobre o Pé Diabético.

Participação no I FESTIVAL DE MEDICINA DO HOSPITAL HELIÓPOLIS, realizado no Hospital Heliópolis em São Paulo – SP.

Participação do IV ENCONTRO ANUAL DA SOBRICE (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular), realizado no Rio de Janeiro - RJ.

Participação do XXXIV Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizado no Rio de Janeiro - RJ.

Participação do Congresso Consenso Brasileiro em vídeo-endoscopia Ginecológica, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Participação do III Simpósio de Cirurgia Endovascular, realizado em São Paulo SP.

Participação do II Simpósio de Cirurgia Endovascular, realizado em São Paulo SP.

Participação do I Encontro da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, realizado em São Paulo.

Participação no V Congresso Internacional de Imagem Vascular e Cirurgia Endovascular, realizado em Salvador Bahia.

Participação no XXIV Congresso do Capítulo Latino Americano da International Society for Cardiovascular Surgery, realizado em São Paulo.

Participação no XIV Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação do Simpósio Internacional: "Tratamento Endovascular do Aneurisma de Aorta", realizado em São Paulo.

Participação do XXXI Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizado em Recife - PE.

Participação no XIII Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação do Simpósio Avances y Controversias en Cirurgía Vascular Encuentro Hispano-Americano V, realizado em Miami - EUA.

Participação do Curso STAR - Schering Training in Advances in Radiology, realizado em São Paulo.

Participação no XII Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação no XI Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação no X Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação no IX Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

Participação no 28º Congresso da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular realizado em São Paulo.

Participação no VI Encontro Paulista de Cirurgia Vascular, realizada em São Paulo.